Samba-Rock é a fina flor do samba. As músicas antigas de samba (partido alto, samba de terreiro) são as mais executadas nas baladas. É uma dança divertida onde cabem muitas brincadeiras entre os parceiros. Falou em charme, estilo, pose, falou em samba-rock. Aqui o contato físico é apenas nas mãos (não há o abraço, comum na dança a 2), os passos são feitos enlaçando e desenrolando os 4 braços do casal. As combinações são inúmeras.
É um ritmo 100% nacional, influenciado pelo rock americano dos anos 60 e do beebop. O que o dançarino de samba-rock tem de característico é a criatividade; dançar curtindo a música e a parceira é a marca de um bom dançarino de samba-rock. Os passos sejam eles primários ou mais elaborados ficam tão cheios de energia que encantam. Daí o vício que essa dança provoca.
Há uma variação do samba-rock chamada samba-rock estrela no qual o passo básico se alterna entre o passo básico comum e o estrela (assista o vídeo). Samba-rock é a dança mais difundida nos bairros de são paulo, dificilmente você não conhece alguém que dança samba-rock. É um ritmo muito forte em São Paulo, mas já é difundido em todo o Brasil.
Aqui temos algumas músicas em que se dança samba-rock. Claro, como não podia faltar algumas do mestre Jorge Ben Jor e Bebeto, só musicão.