Agora sim, samba de gafieira. Esse é nosso! Tudo, tudo, tudo nosso. Se voce quer conhecer mais sobre samba não deixe de assistir os vídeos de Jaime Arouxa e Carlinhos de Jesus. São nosso legado vivo, nossos ícones na cultura nacional. Os outros, os outros são todos seus adeptos.
A marca do samba é a alegria, o ritmo bem cadenciado, estrutura fixa (sem muitas variações no meio da música, grandes pausas como é de costume na música black). Atualmente, existem vários estilos de se dançar samba: o carioca (samba funkeado, quebrado, normalmente dançado com músicas blacks) e o paulista (samba liso, dançado com todo tipo de música inclusive músicas black). Nos vídeos abaixo você vai entender melhor e acredite é tudo samba, rsrs.... Para se dançar samba o dançarino deve ter em mente que samba é alegria e que alegria é dinamismo. Ou seja, nas baladas, festas, bailes churrascos só toca música rápida; rápida mesmo, a milhão por hora. Mas essa é a graça do samba e seu principal desafio. Quando for aprender não se cobre demais nas primeiras aulas. É normal demorar até 5 aulas para entender um passo (isso acontece com todo mundo, até com o seu professor aconteceu). Coisa que já não ocorre nos outros ritmos. A não ser que seja iniciante, iniciante mesmo, nunca tenha dançado na vida e é seu primeiro ritmo. O primeiro ritmo é sempre mais difícil, quando voce já domina um, mesmo que mais ou menos, já consegue partir pra outros pegando um passo por aula. Agora com relação a gafieira isso já não acontece assim, mesmo bons forrozeiros, zoukeiros suaram pra dominar a gafifa.
Isso tudo que coloco aqui não tem a intenção de desmotivá-los nem de por medo. É um relato de experência honesto e verdadeiro que julgo muito importante para conhecimento geral, pois eu já vi muita gente desistir por se achar burra demais pra isso. A essas pessoas eu digo, "você não é burra, isso acontece e aconteceu com todo mundo."
Olha esse pessoal ai sambando, vai falar que não vale a pena o esforço desprendido.
Na secção de músicas procurei colocar as mais clássicas e boas de se dançar. Não se esqueça de assistir e ter os vídeos com você, isso ajuda e muito. BORA, SAMBAR!!!